Você deixa tudo para depois?

Muitas das queixas acadêmicas estão relacionadas às dificuldades dos alunos em cumprir uma rotina de estudos, de modo que os conteúdos e trabalhos não se acumulem, evitando assim, aquele desespero tão comum perto de datas avaliativas. Mas como fazer para não procrastinar? Como não deixar para fazer depois o que poderíamos fazer hoje? Procrastinação ocorre quando optamos por adiar uma tarefa que tem valor prazeroso imediato menor que outra atividade. Por exemplo, quando se escolhe assistir a uma série ou sair com os amigos no lugar de se cumprir uma leitura prévia para a aula. Um dos caminhos para não procrastinar e conseguir concluir aquela atividade importante ou aquele cronograma de estudos é desenvolver repertório de autocontrole, de modo que se consiga engajar em atividades que parecem, de imediato, muito trabalhosas, mas que trarão benefícios em longo prazo. Quando se estabelece uma rotina, intercalando momentos de estudos e de lazer, fica muito mais fácil se autocontrolar. Se estiver com dificuldades em cumprir prazos e concluir as atividades demandadas no seu curso, procure o NAD para mais orientações.

Texto: Monalisa de Fátima Freitas Carneiro Leão

Monalisa de Fátima Freitas Carneiro Leão

Os comentários estão fechados.