Leitura de textos

Você já se sentiu perdido ao ler um texto e tentar identificar quais os pontos mais relevantes do mesmo? Muitas vezes seu texto ficou quase todo sublinhado quando você tentou grifar os pontos principais?

Caso você tenha respondido sim as duas perguntas anteriores você precisa pensar um pouco sobre como delimitar quais aspectos são mais relevantes nos textos que você está lendo/estudando.

O passo inicial de uma leitura é identificar qual a temática central do material a ser lido. Na sequência você deve: encontrar conceitos e definições; problemas principais apontados pelos autores; as ideias fundamentais defendidas, bem como argumentos e dados que servem de base para defender as mesmas e por fim as conclusões apresentadas.

Durante a leitura você pode lançar mão de recursos como sublinhar esses itens mais importantes, reescrevê-los com suas palavras em seu material de anotações, além de buscar palavras desconhecidas no dicionário que estejam dificultando a compreensão de algumas partes do texto.

É importante ter esse material de anotações organizado de uma forma que você consiga encontrar as informações que precisar com facilidade, por isso não deixe de colocar informações como título do texto lido, autores, data da leitura, entre outras.

Que tal tentar colocar essas dicas em prática na próxima leitura? Se ainda tiver dificuldade, procure o NAD para orientação!

Texto: Janaina de Fatima Castro Caneguim